Cada vez mais há uma cobrança sobre as empresas em relação a uma resposta mais firme ao enfrentamento dos desafios ambientais. Mas como incorporar a sustentabilidade ambiental nas práticas de negócios e ao mesmo tempo manter as margens e o lucro?

Uma estratégia bem definida pode transformar o desafio verde em uma vantagem competitiva e o investimento em inovação desempenha um papel fundamental nessa abordagem.

As questões ambientais precisam ser tratadas num sentido de responsabilidade compartilhada, por isso, neste bloco vamos discutir sobre alguns conceitos que estão no centro das políticas e práticas das indústrias “verdes”, como a manufatura sustentável e economia circular.

Produção sustentável: Desafios para uma produção mais inteligente no âmbitos econômico, social e ambiental

  • A busca por consumo sustentável está alcançando um ponto crítico. Conforme alternativas sustentáveis surgem, acompanhar essas mudanças em toda a cadeia é cada vez menos uma questão de status, e cada vez mais uma obrigação. Algumas tecnologias emergentes estão sendo aplicadas para nos ajudar nessa missão: blockchain, indústria 4.0 e eficiência energética, dentre outras. Dedicamos este momento para compartilhar experiências e boas práticas para alcançar uma produção mais sustentável e responsável em todos os elos da cadeia.

Economia Circular: Soluções inovadoras para fechar o ciclo

  • Apesar do aumento da produtividade dos processos industriais ao longo dos últimos 30 anos, que extraem 40% mais valor econômico das matérias-primas, a demanda cresce exponencialmente. Encontrar alternativas para alavancar as etapas pós-consumo é uma necessidade real, mas ainda um desafio, que passa por políticas públicas, soluções tecnológicas e novos processos em longas cadeias de fornecimento. Neste painel, discutimos experiências bem-sucedidas e o futuro do ciclo de produtos.

Confira a programação com os horários das apresentações e palestrantes!

Conheça os outros blocos: